Dicas para administração da área de lazer do condomínio
Áreas de lazer são muito comuns em condomínios-clubes, que fornecem a todos os moradores itens e atividades para o lazer, para que eles não precisem deixar o local onde moram a fim de se divertir.
Alguns condomínios contam somente com quadras e piscinas, outros oferecem também brinquedoteca para o público infantil, os mais equipados oferecem mercadinhos, pistas de skate e salas de jogos para adultos, com sinuca, mesa de pôquer, pebolim etc.
Esses benefícios em conjunto, fazem parte das áreas comuns, e assim como todo local frequentado por muitas pessoas, ela precisa de um administrador. Para quem sobrará a responsabilidade? Sim, para o síndico.
Se o seu condomínio possui área de lazer, normalmente consta na convenção coletiva e/ou no regimento interno as regras de utilização das dependências. A primeira dica é divulgar ao máximo as regras, seja em informativos periódicos aos condôminos e instalando placas ou cartazes no local.
O síndico deve também instruir à equipe a monitorar, seja em inspeções presenciais ou através do circuito de câmeras, se as normas estão sendo seguidas.
Além das legislação presente no condomínio, que o síndico é obrigado a executar na íntegra, separamos aqui alguns cuidados extras, que certamente evitarão acidentes, problemas ou quaisquer outros tipos de transtornos que fatalmente sobrarão para os administradores:
Piscinas
Se o condomínio oferece esse item, recomende aos moradores que não entrem na água com bronzeadores, protetores solar ou afins. Isso não só prejudica a limpidez da água, como também pode ocasionar reações alérgicas em outras pessoas. Além disso, os produtos cremosos podem corroer os objetos que ficam dentro da água, como escadas, ralos etc.
Vale a pena também conscientizar os moradores para que evitem “acrobacias” na piscina. Saltar dentro da água pode acabar machucando alguém, ou mesmo incomodar as pessoas ao redor.
Outro fator a ser evitado são os trajes inadequados. Certifique-se de que nenhum usuário da piscina está vestido inapropriadamente, para que as outras pessoas não se sintam constrangidas.
Salão de Festas
Lembre-se de que, para os moradores que para utilizarem o salão, é preciso marcar a data com antecedência, para que o mesmo seja reservado, a fim de evitar constrangimentos quando mais de um morador quiser fazer uso do local no mesmo dia. Atualmente há sistemas on-line que controlam muito bem as reservas.
Além disso, certifique-se de os convidados não fiquem circulando por outras áreas do condomínio, por questões de segurança e para não perturbar outros moradores.
Se há festa, o problema muito comum é o volume das músicas e das conversas. Antes do locar o salão, o síndico deve deixar muito claro para o locatário quais são os horários permitidos (de acordo com a convenção e regimento), incentivando o bom-senso. Mesmo assim, se algum condômino reclamar, os procedimentos que o síndico deve tomar são:
- Tentar entrar em um acordo com o dono da festa.
- Se o problema persistir, anotar no livro de ocorrências e notificar novamente o responsável pela unidade.
- Se mesmo assim o problema não for solucionado, o mais prudente é que nem o síndico e nem o porteiro intervenham presencialmente. Neste caso, recomenda-se chamar a polícia.
As penalidades mais severas, como as multas, devem ser aplicadas rigorosamente de acordo com o previsto no regimento interno do condomínio. Recomendamos também que, antes de aplicar tal punição ou se o regimento for omisso, o síndico deverá conversar com os conselheiros e/ou definir a penalidade em assembleia.
Churrasqueiras
Esses itens são muito procurados nos finais de semana. Além do sistema de agendamento, é necessário que os usuários tenham bom senso durante a utilização e na entrega do ambiente.
Muitas vezes, copos plásticos, pratinhos, talheres ou restos de comida são deixados no local. Para resolver esse problema, elabore um termo de entrega e recebimento da área, pretendo a limpeza do local após o uso. Alguns condomínios optam por cobrar uma taxa de limpeza, no valor de locação do salão, o que pode ser uma possível solução.
As músicas e conversas em volume excessivo na área das churrasqueiras, citadas no tópico acima, também podem representar potenciais problemas para o síndico. As instruções são as mesmas.
Playground ou Brinquedoteca
Quem costuma utilizar essas áreas são as crianças, porém, como muitas divergem a idade, altura, peso etc., é necessário ater-se a uma política de uso dos equipamentos. Em um pula-pula, por exemplo, recomenda-se que só podem entrar duas crianças ao mesmo tempo.
Certifique-se também de que bebês não permaneçam nessas áreas sem a companhia do responsável. Sobre objetos pequenos, como bonecas, massa de modelar, entre outros, estabeleça que as crianças coloquem de volta tudo aquilo que retiraram do lugar, após o uso.
Administrar uma área de lazer não é fácil, mas se você, atual ou futuro gestor, seguir todas as dicas à risca, verá que não é um trabalho impossível de ser realizado.
A propósito, se você precisa de um sistema para gerenciar a área de lazer do seu condomínio e quer otimizar a sua gestão nos temos uma Assessoria Profissional que vai te ajudar com esse problema e todos os outros que você passa.