Tudo o que você precisa saber sobre o racionamento de água
Desde o início de janeiro de 2017 estamos passando pelo período de racionamento de água no Distrito Federal pelas regiões abastecidas pelos sistemas Descoberto e Santa Maria.
O racionamento de água em sistema de rodízio é uma de medida que visa reduzir o consumo em uma rede de abastecimento. A Resolução nº 20/2016, da ADASA, autoriza a CAESB a realizar a redução de pressão na rede, rodízio do abastecimento, paralisação parcial do abastecimento e campanhas de incentivo à redução do consumo de água.
A cada 6 dias, há a interrupção do abastecimento em áreas específicas durante 24 horas. Nos dois dias seguintes à interrupção, a localidade estará na situação de estabilização do sistema de abastecimento. Isso porque o abastecimento de água, depois de interrompido, não retorna de imediato.
Entenda o cronograma do rodízio de água (imagens disponibilizadas no site da CAESB).
A Companhia disponibiliza ainda, no site, o mapa dinâmico do rodízio de ambos os sistemas até o dia 19 de março de 2016.
Dia 13 de março deste ano foi divulgado no Correio Braziliense a determinação do TJDFT para que a ADASA estabeleça um prazo para o fim do racionamento, além de dois meses para apresentação de um Plano de Gestão Hídrica eficiente.
A CAESB ressalta ainda que no período de restabelecimento as pressões na rede irão gradualmente se normalizando e sua duração depende da região de cada cliente e do consumo de água nesse período.