A importância da Manutenção Preventiva nos Condomínios
A manutenção predial preventiva, que durante muito tempo foi tida como supérflua e desnecessária, atualmente têm feito parte da rotina dos imóveis brasileiros, e em especial, dos condomínios.
Muitas são as vantagens obtidas com a realização de uma manutenção preventiva, dentre elas:
- Planejamento e controle de gastos;
- Conservação de imóveis e consequentemente valorização dos mesmos;
- Traz segurança aos condôminos, tanto física quando psicológica.
A norma brasileira que norteia as atividades a serem desenvolvidas durante um procedimento de manutenção preventiva é a NBR 15.575: 2013, intitulada como “Normas de Desempenho”. No entanto, a preocupação com a manutenção predial é anterior a isso, a primeira norma brasileira que tratou deste assunto foi a NBR 5674: 1999, de título “Manutenção predial – Procedimentos;”
De acordo com a referida norma, manutenção predial é o conjunto de atividades desenvolvidas com o intuito de conservar e recuperar as edificações assegurando assim a segurança e bem estar de seus usuários.
Existem basicamente três tipos de manutenção, a saber:
- A preditiva – que é o tipo de manutenção utilizada pelas comumente pelas indústrias e tem por objetivo, realizar manutenções em seus equipamentos baseados em tempo de utilização dos mesmos.
- A preventiva – é o tipo de manutenção ideal para se realizar em condomínios, pois tem por objetivo, manter a conservação, segurança e bem estar dos condôminos, a partir de um plano de manutenção que é norteado pelo tempo.
- A corretiva – é dos três o mais caro e menos indicado, pois se espera quebrar, para então consertar.
A elaboração de um plano de manutenção, torna a manutenção preventiva mais efetiva e eficaz. Neste plano, deve-se listar todos os itens que deverão sofrer manutenção e/ou reparos e baseado no histórico de manutenção de cada item estipula-se a frequência em que a mesma deverá ocorrer.
Porém vale ressaltar que, a manutenção corretiva nos condomínios não pode ser descartada, uma vez que, não é possível prever exatamente quando algo de errado irá ocorrer, sendo assim, mesmo com a planilha de manutenção criada e implementada, alguns reparos emergenciais poderão ser realizados.
Que fique claro que planejar as manutenções que serão realizadas dentro do condomínio, é o melhor a ser feito para o mesmo, pois deste modo é possível prever os gastos que serão realizados, evitando assim “surpresas” com gastos adicionais. Além disso, e talvez o mais importante motivo, é que através desta prática, o responsável pelo condomínio estará zelando pela segurança dos usuários do local.
As instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de incêndio devem ser inspecionadas periodicamente para garantia a disponibilidade, confiabilidade e segurança necessárias à operação de seu negócio. A Nottle Serviços possui ferramentas e práticas globais que lhe proporcionam custos reduzidos, processos otimizados que garantem a disponibilidade que você necessita e a segurança indispensável aos usuários.