O Melhor Caminho para a previsão orçamentária
Não raramente nos deparamos com condomínios onde a previsão orçamentária é feita, simplesmente jogando-se um índice de mercado qualquer (INPC, IGPM, IPCA) sobre o total do orçamento passado definindo o reajuste da taxa.
Nós da Predial BR entendemos que a previsão orçamentária é uma das principais peças de gestão para o sindico e, através dela, o condomínio poderá ter o seu ano orçamentário sem qualquer percalço.
Práticas tais como: “não reajustamos a taxa há anos”, “fizemos uma série de obras e não aplicamos nenhuma taxa extra” … na verdade, ao nosso ver, não devem ser utilizadas pelos(as) gestores(as), tendo em vista entendermos que isso é uma maneira pouco profissional de gerir os recursos financeiros do condomínio.
Em um ambiente inflacionário, se o seu condomínio costuma fazer uma previsão orçamentária SÉRIA, ou seja, dentro de uma realidade bem próxima, de forma a não sobrar muito recurso, o condomínio não terá como não reajustar taxas pois a desvalorização do dinheiro é um fato e esta tem que ser recomposta pelo condomínio, portanto, não tente evitar o inevitável.Quando estamos em um cenário econômico de inflação, ou seja, de desvalorização da moeda, caso o seu orçamento não necessite de reforço, significa dizer que no passado o condomínio teve um superávit de caixa, o que pode ter sido ocasionado, ou por uma gestão onde revisou os gastos e adequou a uma nova realidade, ou porque o orçamento passado foi superdimensionado diante da realidade do condomínio.
Portanto, analise CRITERIOSAMENTE cada item do seu orçamento, item por item. Crie as premissas para cada item (como será o reajuste e através de qual índice), analise os fornecedores, confirme se os contratos estão no preço de mercado, avalie os consumos de água e luz das áreas comuns, veja como está sendo tratada a inadimplência, quais medidas estão sendo tomadas, revise se o quadro de colaboradores e busque uma sugestão da sua administra para a montagem de uma escala de trabalho que minimize custos para o condomínio.
É importante que a sua previsão orçamentária considere, para cada item, a data de reajuste do preço e sob qual índice estará sujeito, isso visa evitar a incidência de reajustes por contratos que já foram reajustados na data do orçamento, gerando um aumento de taxa desnecessária para o condomínio.
Por fim, a peça orçamentária do condomínio deve ser feita com muito zelo e profissionalismo, buscando se aproximar, cada vez mais, à realidade que será observada no exercício futuro. Como o próprio nome diz, se trata de uma PREVISÃO, portanto, variações entre o previsto x realizado acontecerão, contudo, o desvio desses valores não devem ser muitos significativos.
Em nosso site disponibilizamos um E-Book que poderá ajudar a você a compreender melhor a dinâmica de uma previsão orçamentária, acesse: https://predialbr.com.br/e-books/