Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama
Mastologista da Maternidade Brasília explica a importância do diagnóstico precoce e das medidas para prevenção da doença
A chegada de outubro marca a campanha contra uma doença que assola milhares de mulheres no mundo: o câncer de mama. De acordo com o mastologista da Maternidade Brasília Alexandre Bravin a prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados das mulheres de todas as idades.
“Com exames precoces, podemos fazer a detecção das lesões menores e isso traz uma repercussão positiva muito importante. Com uma lesão pequena, a paciente que precisar fazer cirurgia terá um trauma menor. Dependendo do tamanho do e do tipo de tumor, a quimioterapia também pode ser dispensada”, informa o médico. Bravin explica que, para a população em geral, a idade ideal para começar a realizar exames de imagem é a partir dos 40 anos.
Entretanto, pessoas com casos de câncer na família, como mãe, pai ou irmãos, devem iniciar a detecção, com mamografias, 10 anos antes da idade da pessoa que teve a doença na família. A pediatra da Maternidade Brasília Sandi Sato lembra que amamentar é uma forma de prevenir o câncer de mama. “As mulheres que amamentam têm probabilidade estatística menor de desenvolver a neoplasia mamária. Além do benefício para o bebê, a mãe também é recompensada”, ressalta.
Sato acrescenta “que o aleitamento é um aliado a uma alimentação saudável, prática de atividade física e consultas regulares, o aleitamento materno é considerado um dos pilares na prevenção do câncer de mama”.Este ano, o Ministério da Saúde aderiu à campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que tem como lema “Quanto antes melhor”. A proposta visa a alertar as mulheres para a adoção de melhores hábitos e um estilo de vida mais saudável.
O alerta fica ainda mais relevante em um período em que as mamografias foram reduzidas em virtude da pandemia. Alexandre Bravin ressalta que a prática de atividades físicas, alimentação saudável e checkup frequente auxiliam na prevenção de qualquer doença, em especial o câncer de mama. “As mulheres precisam voltar aos consultórios médicos para fazer os exames”, reforça o especialista. Para ele, “o tema deste ano é importantíssimo. Quanto antes o câncer for detectado, mais vida e mais qualidade de vida podemos garantir às mulheres”.Confira os possíveis sinais e sintomas do câncer de mama, de acordo com o Ministério da Saúde:
Alterações no tamanho ou forma da mama; Nódulo único e endurecido; Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não haja presença de nódulo; Nódulo ou caroço na mama que esteja sempre presente e não diminua de tamanho; Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; Sensação de nódulo aumentado na axila; Espessamento ou retração da pele ou do mamilo; Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos; Assimetria entre as duas mamas; Presença de retração na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama; Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja; Coceira frequente na mama ou no mamilo; Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo; Inversão do mamilo; Inchaço do braço; Dor na mama ou mamilo.
Fonte: Notícias ao Minuto