Recursos para se tornar um síndico profissional em pouco tempo
Muitos síndicos são moradores do condomínio que gerenciam e dedicam apenas parte do seu tempo às funções administrativas, mas, com o passar do tempo e crescimento das exigências legais e fiscais em torno da tarefa, ficou claro que para administrar um condomínio é faz-se necessária muito tempo, dedicação e ainda algumas habilidade específicas na área de contabilidade. Por isso, ser síndico também virou um carreira.
Para você que está pensando em transformar sua experiência com síndico em um profissão, apresentamos aqui um guia do que fazer para se tornar um síndico profissional em pouco tempo. Continue lendo!
A primeira coisa que você precisa saber é ter certeza de que entende bem o que essa profissão envolve. Para os que já possuem alguma experiência como síndico, o processo é mais simples.
De qualquer forma, é importante destacar que embora essa seja uma profissão com boa remuneração e na qual o profissional pode acumular condôminos aumentando sua renda, é preciso estar cientes das responsabilidades e riscos.
Qual o papel do síndico?
É papel do síndico fazer valer a convenção condominial, o regulamento interno, as normas tributárias, trabalhistas, lidar com a segurança e limpeza do condomínio, além de atender a normatização da ABNT referente ao condomínio. E caso haja prejuízo, fraude ou descumprimento das regras, o profissional pode ser judicialmente responsabilizado por suas ações.
Se você está consciente de tudo isso e deseja se tornar um síndico profissional, então vamos lá, é hora de falar sobre o que é preciso para se tornar um síndico profissional.
O que é necessário para se tornar síndico profissional?
Você vai precisar ganhar experiência. Se você é atualmente síndico do seu condomínio isso já é meio caminho andado, pois, pode usar a referência desse trabalho para conseguir o cargo em outros condomínios. Peça para que alguém do conselho sindical faça uma carta atestando sua experiência e falando sobre o trabalho que você fez no condomínio.
Mas nem só de experiência vive o síndico profissional, é também preciso que você procure se especializar no assunto, principalmente no que diz respeito aos aspectos mais técnicos da função, mas lembramos que a contratação do síndico profissional não dispensa a necessidade de uma administradora no condomínio.
Além disso, conhecimentos em administração, finanças, investimentos, leis e contabilidade contam positivamente para os que desejam ser síndico profissional.
De qualquer forma, não existe uma formação específica obrigatória para quem deseja ser síndico profissional, mas que aqueles que desejam seguir por esse caminho dispõem de diversas capacitações que podem ser extremamente úteis para a realização de suas atividades diárias com síndico. Existem diversos cursos disponíveis, inclusive muitos deles podem ser feito online ou em modalidade EAD.
Que habilidades pessoais um síndico profissional precisa ter?
A maior parte da função do síndico é lidar com condôminos, por isso é imprescindível que o síndico seja alguém capaz de manter uma boa relação com moradores, funcionários, e terceiros. É preciso ter muito jogo de cintura, paciência e saber montar numa excelente estratégia de comunicação para evitar conflitos.