Como expor o balancete do Condomínio
O síndico passa o mês inteiro fazendo compras e prestando contas. O objetivo é deixar toda transação financeira o mais transparente possível, justamente para que a idoneidade do gestor não seja posta em dúvida. Além de todo este esforço, mensalmente as contas ainda precisam passar pela análise dos conselheiros. De repente, aquele grupinho de condôminos não se contenta com o resumo do demonstrativo e exige ver o balancete completo.
Como o síndico deve proceder, para expor o balancete sem riscos de perdas, ou demora nos processos?
O primeiro ponto a se mencionar é a obrigatoriedade do acesso ao documento: o síndico deve conceder o balancete, necessariamente, aos conselheiros, para que eles analisem e deem seu parecer. A prestação de contas, aprovada ou não, é feita pela assembleia. Por outro lado, conceder acesso ao condômino – individualmente e quando solicitado – não é uma obrigação do síndico, trata-se apenas de uma “boa ação” para transparência.
Porém há um procedimento que agiliza, em torno de 200%, a análise do conselho e a exposição para os condôminos.
Se o demonstrativo for digitalizado e disponibilizado na internet – mediante controle absoluto do síndico – o compartilhamento das informações pode acontecer com total praticidade.
Imagine o quão prático seria, se no ato da confecção do demonstrativo, o síndico e os conselheiros tivessem acesso virtual, quase que em tempo integral. Poderiam eles analisar a documentação com total calma e devido critério, no momento em que achassem conveniente e oportuno. Não haveria a morosidade ocorrida pelo documento passar de mão em mão, sujeito a todo atraso que cada um pode levar para analisar.
Sim, a Predial BR já pensou nisso e têm o serviço perfeito!
Há aproximadamente 5 anos a Predial BR se estruturou para comportar a digitalização de toda documentação confeccionada. Ou seja, os clientes que estão assessorados pela Predial BR podem ficar tranquilos, pois os demonstrativos estão digitalizados e devidamente armazenados.
O acesso à documentação atualizada e à consulta de documentações anteriores, em tempo integral, pode ser feito mediante adesão do serviço de Balancete Digital onde o síndico recebe o acesso virtual à pasta do condomínio, contendo toda a documentação. O compartilhamento automático com os conselheiros e/ou com condôminos específicos fica a cargo do administrador, que passa a fazê-lo com total facilidade.