Cuidados e manutenções preventivas para evitar incêndios
Quem mora em condomínio sabe a importância de se manter em ordem o sistema contra incêndios. Isso porque, com alguns cuidados e manutenções preventivas, o local fica seguro e não causa problemas aos seus moradores.
Recentemente vimos vários casos onde um apartamentos inteiros foram destruídos graças à falta de mecanismos contra o fogo. Perícias constataram que não houve cuidados preventivos que poderiam ter evitado o incêndio naquele local.
Por isso, para quem mora em condomínio é importante ficar em alerta sobre a segurança, evitando problemas futuros.
Devemos analisar todos os pontos que podem desencadear um problema, seja um fio desencapado, problemas elétricos ou outros problemas que não são vistos a olho nu.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como ter cuidado e manter a manutenção em dia, evitando prejuízos ao local.
Dicas de como ter cuidado e manutenção preventiva para evitar incêndios
– Alerta com relação às instalações
Faça sempre, de forma periódica, uma checagem nas instalações elétricas e de gás.
Mas lembre-se que, em ambos os casos, isso deve ser manuseado por quem conhece o trabalho e tem experiência para trabalhar com esse tipo de manutenção.
Assim, o custo dos cuidados podem ser retirados do valor do condomínio ou rateado entre os moradores em uma reunião pré-estabelecida, mostrando a necessidade do serviço.
– Tenha rotas de fuga
Todo condomínio tem que ter uma rota de fuga caso ocorra algum incêndio. Essas áreas devem se manter desobstruídas, sem que vasos ou sacos de lixo possam atrapalhar a circulação de pessoas.
Nessas rotas de fuga, não guarde produtos inflamáveis, e sempre alerte os moradores sobre como agir e se locomover por essas áreas.
– Sistema de combate ao incêndio
Todo condomínio precisa ter uma equipe de brigada de incêndio que possa auxiliar os moradores em um momento de desespero.
Além disso, é necessário um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), validando que aquele condomínio tem condições de disponibilizar moradias e que está apto a resolver o problema em caso de incêndio.
Lembre-se que esse documento precisa ser renovado com certa periodicidade, então o gestor tem de ficar alerta sobre os prazos e valores cobrados por essa vistoria, informando sempre aos moradores.
– Tenha um alarme e iluminação de emergência
O alerta serve para informar aos moradores o que está acontecendo. Ele é importante, pois caso o morador esteja dentro de casa, diversos barulhos pode, tirar a sua atenção em relação ao que acontece externamente, e dificilmente ela vai ouvir alguém gritando lá do último andar.
Além disso, como muitos condomínios têm mais de dez andares impossibilitaria o síndico ou zelador que avisasse um por um do ocorrido.
Se por caso a energia tiver que ser trocada, é importante ter sempre a disposição uma lanterna que vai direcionar os moradores até o caminho mais seguro pelas escadas de emergência.
– Importância dos extintores, hidrantes e mangueiras
Pode até parecer clichê dizer isso, mas todo condomínio precisa ter extintores, hidrantes e mangueiras funcionando.
Muitos locais que já foram destruídos pelo fogo, após perícia constatou-se que esses itens obrigatórios não faziam parte da estrutura do prédio. Muitas pessoas poderiam ter sido salvas se eles existissem.
Por isso, faça uma manutenção de todos esses itens e veja se estão em ordem para serem usados em momento de urgência.
Alguns procedimentos podem ser realizados pelos próprios moradores, evitando o surgimento dos incêndios. Veja:
- Deixe botijões de gás em locais com bastante ventilação;
- Não faça uso de cigarros próximo de onde fica localizado o botijão de gás;
- Atenção com a panela no fogo. Uma distração e todo o prédio poderá sofrer;
- Mantenha em ordem toda a fiação do condomínio. Se for realizar alguma mudança em sua residência, consulte um eletricista capacitado;
- Não sobrecarregue tomadas com diversos plugs e ligações clandestinas;
Com essas dicas em mente e sabendo todos os cuidados e manutenções preventivas para evitar incêndios, você conseguirá manter o seu local de moradia mais seguro, proporcionando uma melhor qualidade de vida.