Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas.
Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso, conforme a Lei nº. 13.431/2017.
Salientamos que, principalmente, não culpabilizem a criança ou o adolescente e que, identifiquem quaisquer elementos e situações de risco que possam haver.
As denúncias de suspeita ou confirmação de abuso sexual podem ser feitas por meio do Disque 100, serviço gratuito nacional, que funciona todos os dias da semana, inclusive feriados e 24 horas por dia. O anonimato do denunciante é garantido.
No DF, há também o Disque 125, que encaminha as denúncias ao Conselho Tutelar. Além dos canais telefônicos, as delegacias comuns e de proteção à criança e ao adolescente e os conselhos tutelares também recebem denúncias.
Mais informações poderão ser obtidas no site https://www.facabonito.org/