Formas de economizar nos gastos do condomínio
Na época de crise em que mais se fala é economia, e isso não poderia ficar de fora no setor condominial. Por isso é importante saber como economizar nos gastos do condomínio, ajudando e contando com a ajuda de todos os moradores do local.
Com os reajustes na conta de luz e o aumento da inflação, se fez necessário entender como realizar cortes e tomar medidas que precisam ser feitas, mas que não atrapalhem o andamento do condomínio, e nem prejudiquem os trabalhos de preservação do local.
Assim, separamos algumas formas de como efetuar esses cortes, mantendo o andamento pleno do condomínio.
Setor de limpeza
Quando todos colaboram com a limpeza do condomínio, menos recursos são usados para deixar essas áreas em ordem.
Assim, se cada um cuidar do seu próprio lixo, preservando o ambiente onde moram, não será necessário uma limpeza diária, e assim a gestão pode solicitar uma empresa de limpeza ou um funcionário somente 2 vezes por semana.
Revise os contratos
Um condomínio trabalha com vários contratos, sejam eles para a manutenção do local como outros serviços.
Por isso, uma ideia é rever cada contrato e tentar enxugar alguns, verificando quais são mais importantes e aqueles que podem ser cancelados.
Cuidado com o desperdício de energia Elétrica
Alguns anos atrás o Brasil passou por uma grave crise de energia, a para resolver o problema, algumas medidas foram tomadas, dentre elas a economia.
E nesse caso, o que acha de continuar economizando mesmo sem os alertas do governo?
Troque as famosas lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, e você vai sentir que a conta de luz irá diminuir.
Além disso, instale lâmpadas de presença que podem ser desligadas de forma automática sem a necessidade de vigia. Isso evita que um morador saia de um ambiente e esqueça a luz acesa, gastando até que outra pessoa venha e apague.
Tenha fiscalização
Fiscalize o trabalho de todos os funcionários do condomínio, e veja se eles estão agindo de forma consciente com relação ao uso da água e energia.
Se notar que algo está errado, faça uma reunião e mostre a importância da economia.
Ideias extras para economizar
- Faça reaproveitamento da água da chuva, que podem ser usadas nas lavagens externas;
- Quando não estiver em horário de grande movimento, deixe apenas um elevador funcionando e adicione controles inteligentes;
- Tenha uma coleta seletiva, gerando benefícios para o condomínio e o meio ambiente;
- Veja se algum morador não está infringindo alguma lei que pode gerar custos ao condomínio.
Com essas formas de economizar nos gastos do condomínio, o gestor vai perceber que atitudes simples podem ser o diferencial de qualquer trabalho, gerando benefícios a todos os moradores.
Gostaria muito de ser respeitada, quando adquiro ou loco um imóvel com área de lazer, sala de ginástica, etc. estes locais e equipamentos permanecem fechados por qualquer motivo, seja reforma, problemas no abastecimento de agua, inverno, falta de sensor para leitura de cartões ou digitais, contenção de despesas, decisão unilateral do síndico… A restrição de horários é outra piada. ou não funcionam de segunda à sexta, ou funcionam em horários que não combinam com a disponibilidade dos moradores. Há muita diversidade de horários de trabalho e descanso atualmente, como trabalho noturno e em feriados e finais de semana. No horário que permanecem em sua casa não podem usufruir de nada. Concluí que é melhor habitar um imóvel sem estas áreas. Pagar não é problema, mas pagar por algo que seja disponível à utilização.
1) Um funcionário que mora no próprio condomínio tem direito a receber vale refeição ou um valor fixo de almoço?
obrigado!
Olá Franzé!
O funcionário tem direito ao mesmo valor do VA dos demais funcionários.
O valor estipulado pela convenção dos apartamentos é R$ 535,00 reais mensal.