Medidas de segurança nos condomínios
A Segurança em condomínios sejam eles verticais ou horizontais, precisa ser tratada de acordo com especialistas do setor, como uma cultura para os moradores e funcionários. Algo que deve ser aprendido de tal forma a se tornar costumeiro em suas atividades diárias.
Cada um exerce um papel diferente para tornar o condomínio um local muito mais seguro para se viver e trabalhar. Diante do aumento da violência e a crise econômica que afeta setores variados e o estilo de vida dos cidadãos comuns, é preciso se apoiar na tecnologia para manter o monitoramento dentro e fora de lugares grandes como prédios e edifícios.
Foi pensando nisso que especialistas em administração de condomínios desenvolveram o que é chamado de os mandamentos da segurança em condomínio para síndicos e funcionários.
Vamos dar uma olhada nas principais medidas que podem auxiliar ainda mais na segurança do seu prédio:
1. Antecedentes
É preciso checar os antecedentes criminais de todos os possíveis candidatos a uma entrevista. Uma carta de recomendação também é importante e gera confiabilidade no novo possível funcionário.
2. Comunicação
A comunicação é parte essencial de qualquer relacionamento profissional. Mantenha sempre todos os funcionários informados a cerca das medidas e normas de segurança do prédio.
Se necessário, também deixe as informações visíveis para os condôminos. Alguns condomínios possuem um fluxo grande de novos condôminos que precisam ser informados das normas de segurança.
Também é importante sempre repassar alterações e feedbacks sobre o que tem funcionado ou não durante a Assembleia de moradores.
3. Cobertura
Mantenha profissionais de confiança de forma extra, que possam trabalhar sempre que outro funcionário precisar ser substituído por um motivo ou outro. Seja um profissional da área de segurança ou mesmo da limpeza, manter a rotina do prédio dá aos moradores mais confiabilidade na gestão.
4. Cadastro
Alguns condomínios fazem um cadastro online com todas as informações e dados pessoais dos condôminos incluindo o modelo e a placa do carro mantido na garagem do prédio. Isso facilita um controle de acesso!
5. Cadastro de empresas prestadoras
Também é importante criar um cadastro informativo para todos os funcionários a cerca das empresas que prestam serviço para o condomínio. Mesmo que algumas dessas empresas sejam prestadoras apenas de um morador, é importante manter um registro de sua entrada e saída.
6. Iluminação
A iluminação dentro e fora do prédio é importante para horários de pouca claridade. A iluminação fornece ao morador aquela segurança de que ele realmente pode ir e vir sem medo de surpresas.
7. Testes de segurança
Faça um teste periódico de todos os sistemas eletrônicos do prédio, iluminação, alarmes sonoros, câmeras, cercas entre outros.
8. Cordialidade
Mantenha sempre a cordialidade entre os funcionários e os moradores, mas não deixe de colocar em pratica todas as normas de segurança.
9. Informações dos moradores
Em hipótese alguma permita que funcionários forneçam informações acerca dos moradores a terceiros.
10. Entrada de visitantes
Não permita a entrada de visitantes sem identificação e/ou informar ao condômino responsável sobre sua chegada.
11. Câmeras
Mantenha as câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e sempre funcionando. Vale a pena investir um pouco mais nesse equipamento.
Cuidado nunca é demais! A manutenção da segurança depende de uma rotina que deve ser mantida por todos, sem exceções.
Exatamente o que eu procurava, muito obrigada!
No meu condomínio existem duas formas de entrar pela porta da frente, por senha e por tag magnético.
Em reunião de condomínio, ficou decidido que iria ser retida a opção senha.
Gostaria de saber se existe uma lei que proíba esta prática, pois se torna ineficiência uma vez que a TAG venha a falhar. O morador vai ficar na rua.
Olá, Rodrigo!
Repassamos a sua consulta à nossa área jurídica e em breve daremos o retorno.
Agradecemos o seu contato.
Equipe PredialBR
Olá, Rodrigo!
Não há lei que discipline especificamente o assunto, mas, cabe a interpretação do ordenamento jurídico e das normas internas do condomínio, para nortear a análise do caso concreto.
A lei estabelece que as deliberações aprovadas em assembleia devem ser respeitadas, se preenchidos os requisitos formais e materiais de validade.
Assim, se houve decisão para limitar a forma de acesso ao condomínio, a princípio, tal decisão é válida.
No entanto, se a decisão da assembleia de alguma forma trouxer insegurança para os condôminos, a validade dessa deliberação pode ser questionada.
Tudo depende da análise mais apurada do caso concreto.
At.te
Equipe PredialBr