O que ninguém te diz sobre fraudes em condomínios
O trabalho do síndico objetiva manter o funcionamento ideal do condomínio e, para isso, é necessário que haja transparência no processo de gestão. Isso é importante porque, quando os moradores estão cientes do andamento dos processos administrativos do condomínio, isso passa mais confiança no trabalho do síndico.
Imagine que o seu condomínio é uma empresa e que os condôminos são sócios nesse empreendimento, obviamente, eles precisam (e desejam) saber sobre o funcionamento do negócio e destinação de seus investimentos. E eles também querem estar atentos para a existência de possíveis fraudes, que podem acontecer tanto por parte do síndico quanto da administradora do condomínio, ou ainda podem ser ocasionadas por funcionários e membros do conselho condominial.
Apresentamos a seguir algumas respostas básicas sobre aspectos relacionados a fraudes em condôminos que as pessoas parecem desconhecer. Confira!
Quais os principais tipos de fraudes?
São diversos os tipos de fraudes que podem acontecer, as irregularidades podem envolver reformas não concluídas, contratos superfaturados, desvio de recursos, etc. Além disso, podem acontecer cobranças ilegais ou pagamentos indevidos. Quando o síndico não é funcionário do condomínio, por exemplo, o pagamento do 13º salário favorecendo o mesmo, é uma prática ilegal.
Outro exemplo de fraude comum é quando o síndico aceita pagamentos em dinheiro por parte de moradores para abater dívidas, taxas, etc. Legalmente, o síndico pode oferecer descontos aos moradores, mas nunca receber nada por isso.
Como analisar o trabalho do síndico?
Uma das principais ferramentas de transparência para análise do trabalho do síndico é a prestação de contas. Assegurada por lei (Artigo 1.348, VIII do Código Civil), a prestação de contas deve acontecer, pelo menos, uma vez por um ano e as informações devem ser apresentadas pelo síndico através de uma Assembleia Geral Ordinária.
Destacamos que a prestação de contas precisa ser feita com base na documentação que comprova as informações de entradas e saídas apresentadas. Sem esses documentos, a prestação de contas não possui valor legal.
Como evitar fraudes?
A melhor forma de evitar fraudes é fazer com que o conselho e os moradores estejam sempre por dentro de tudo que está acontecendo na administração das contas. E a transparência entre partes é a chave para isso.
Na maior parte do tempo, os moradores não possuem tempo ou mesmo interesse para participar das decisões nos conselhos e reuniões de condomínio. Por isso, é preciso que se adote uma ferramenta de comunicação capaz de deixar todos informados e através da qual os moradores possam fazer questionamentos ao síndico e à administradora, se julgarem necessário.
Além disso, outra forma de evitar corrupção é não manter por muito tempo o mesmo corpo diretivo.
Boa materia
Eu moro em um falso condomínio , onde a predial faz a gestão , então posso entender que as empresas deveriam colaborar também para evitar fraudes ,como desse falso condomínio , aqui em Brasília