Obrigações do síndico segundo a legislação condominial
As obrigações do síndico segundo a legislação condominial não são relacionadas a algum tipo de tarefa fácil, aliás, e totalmente o contrário! Quem assume esse papel precisa assumir uma intensa rotina de trabalho e grandes responsabilidades.
Saber conciliar todos os interesses de pessoas, em muitos casos absolutamente diferentes, que efetivamente precisam conviver em um mesmo ambiente, pode ser uma missão que requer muito rebolado e jogo de cintura.
Mas esse tipo de responsabilidade requer não somente compreender suas obrigações como também quais são seus direitos e deveres.
Quer saber quais são as obrigações dessa importante figura cada vez mais presente na vida das pessoas? Então continue acompanhando esse artigo!
Saiba quais são as obrigações do síndico segundo a legislação condominial
Sem a menor sombra de dúvida, assumir o papel de sindico não é uma missão que pode ser atribuída a qualquer pessoa. Quem se dispõe a assumir essa empreitada deve não somente ser extremamente responsável, como também ter disposição para ir em busca de conhecimento e bem estar comum!
Fora isso, é determinante que o sindico esteja sempre muito bem informado, principalmente porque uma grande parcela de moradores poderão lhe procurar em busca de sugestões e para sanar duvidas importantes.
Além disso, quando o sindico não cumpre com suas obrigações pode acabar acarretando problemas sérios não somente para si, como também para a vida do condomínio!
Confira a seguir quais são as obrigações do síndico segundo a legislação condominial:
- Ele deverá ser o principal responsável em realizar a convocação de assembleia entre todos os moradores
- Deve representar de maneira ativa e também passiva todo o condomínio, sempre procurando praticar (em juízo ou fora) as mais variadas ações para defender os interesses de todos os moradores do ambiente.
- Deve relatar de maneira imediata para a assembleia vigente todo e qualquer procedimento judicial ou administrativo – se ele for de interesse do condomínio.
- Deve cumprir e também fazer com que sejam cumpridos todas as convenções no ambiente do condomínio, bem como o regimento de caráter interno e também certificar todos os pontos que sejam determinados em assembleia.
- O sindico deve ser dedicado quando se trata da efetiva conservação e também a guarda das áreas consideradas comuns do ambiente, bem como também cuidar para que as prestações de serviços que podem corresponder as expectativas dos moradores.
- Fazer um plano orçamentário focando em todas as receitas e despesas que sejam relativas ao ano vigente.
- Cobrar para que todos os moradores façam sua parte acerca das contribuições necessárias, bem como multas que eventualmente estejam em aberto.
- Deverá ser a figura responsável por prestar contas a todos os moradores todos os anos e sempre que necessário
- Cuidar de assuntos relacionados à segurança da edificação.
Outras atribuições importantes!
Um bom síndico deve considerar entre seus atributos mais positivos o bom senso de organização. Em muitos casos o número total de moradores em um condomínio pode ser bastante elevado, o que acaba acarretando uma maior quantidade de documentos e informações que precisam ser cuidadosamente gerenciadas.
Esse profissional também poderá ser cobrado para que se dedique a uma boa gestão financeira – aliás, essa provavelmente é uma das questões mais delicadas, pois trata-se da gestão do dinheiro de outras pessoas que logicamente estarão no direito de cobrar os resultados desejados por todos os investimentos realizados.
Agora que você já sabe as principais atribuições e obrigações relacionadas às tarefas do síndico sabe como essa função exige grande responsabilidade e muita dedicação!
As obrigações do síndico segundo a legislação condominial devem ser sempre seguidas! Afinal, o condomínio faz parte de um lar em comum, e por esse motivo é fundamental seguir regras!