Tendências tecnológicas para administração de condomínios
O avanço das tecnologias tem feito maravilhas em diversas áreas de nossas vidas. Desde aproximar pessoas que vivem a quilômetros de distância a até mesmo a nos ajudar a estacionar nossos carros com mais facilidade. E é claro que existem tecnologias que podem te ajudar na administração do seu condomínio.
Continue lendo e conheça as principais tendências tecnológicas para a administração de condomínios.
Investindo na segurança do seu condomínio
Atualmente, segurança é uma das prioridades nas vidas das pessoas. Se as ruas são perigosas, nada mais justo que não deixemos que essa sensação nos siga até nossas casas.
Além das câmeras de segurança, portões eletrônicos e todas as medidas que você já conhece. Uma das tendências é a tecnologia de identificação biométrica.
A identificação por biometria permite que os moradores e pessoas com acesso ao prédio sejam identificados por suas impressões digitais. Isso evita que pessoas não autorizadas entrem no seu prédio.
Economizando energia com novas tecnologias
A conta de energia pode ser uma dor de cabeça nos condomínios, mas as novas tecnologias podem ajudar a fazer com que menos seja gasto nas áreas comuns.
Os condomínios podem adotar lâmpadas de LED, sensores de presença em elevadores e nos corredores, e até mesmo optar pela adoção de um sistema de geração de energia alternativo, os painéis solares estão em alta, pois, requerem um investimento financeiro razoável e uma excelente economia a longo prazo.
Além da economia financeira, o seu condomínio estará aderindo a um modelo mais sustentável, do ponto de vista da responsabilidade ambiental.
Tecnologias para economia de água
Além de economizar energia, você também pode economizar nos gastos com água.
Visando a adoção de um modelo de consumo consciente e econômico, muitos prédios adotaram sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva. A água captada é usada para atividades como a limpeza das áreas comuns, para regar as plantas, etc.
O investimento na tecnologia necessária para montar um sistema de captação e reaproveitamento, embora tenha alto custo, trará grandes benefícios para a administração do síndico e, em longo prazo, uma enorme economiza financeira.
Tecnologias para síndico e condôminos
Até aqui, falamos sobre tecnologias que podem ser usadas para melhorar o condomínio, agora vamos focar em como as tendências tecnológicas também estão voltadas para a melhoria da relação entre síndico e condômino.
O principal incremento é na comunicação entre síndico e condômino. Existem, atualmente, diversos programas e aplicativos com o qual o síndico pode contar para realizar uma boa administração do seu condomínio e dialogar melhor com os moradores.
Esses aplicativos permitem o registro de ocorrências, envio de circulares, agendamento das áreas comuns, organização e administração das atividades da gestão, tomada de decisões, autorização de visitantes, classificados, etc.
Ferramentas como essa facilitam e muito o trabalho do síndico além de implementar um sistema de comunicação mais transparente entre a comunidade condominial, evitando conflitos com os moradores.